ZSit


O ZSit é um sistema de instrução de trabalho que encarrega-se de informar aos funcionários participantes do processo de produção as especificações da tarefa que devem realizar. Com um terminal (ou painel) em cada posto de trabalho, uma unidade central consegue monitorar os objetos envolvidos no processo e também fornecer uma interface simples para pedido de ajuda por parte dos operários, seja esse destinado ao setor de manutenção, logística, supervisão ou qualquer outro.

Desde o momento em que entra na linha de produção, um produto é acompanhado pelo ZSit. Assim, quando chega em determinado posto, o sistema consegue prover as informações corretas ao funcionário trabalhando naquele posto com base em características do produto, como de modelo e cor. Logo, apesar de algumas empresas preferirem mantê-la para assegurar consistência, a identificação por leitura de códigos de barras, de posto em posto, deixa de ser primordialmente necessária; se houver garantia de que um produto só sai da linha de produção no seu final e que não há reorganização de produtos, a remoção desse passo pode aumentar a vazão geral do processo e, por consequência, a produtividade.

Chega de Papeis e Pastas

Em cada posto, o ZSit exibe receitas pré cadastradas pelos responsáveis pelo processo. Podem ser utilizadas múltiplas imagens e elementos textuais para descrever detalhadamente o que deve ser feito pelo operador. Com isso, anula-se a necessidade de um funcionário de recorrer a pastas com extensos documentos impressos, parar o trabalho de outros funcionários para tirar dúvidas ou mesmo depender da própria memória, que pode vir a falhar. O ZSit traz a informação necessária e apenas ela, e o faz instantaneamente.

O sistema de instrução de trabalho também pode ser utilizado para exibir o tempo previsto para conclusão da tarefa de cada posto (takt time), em contagem regressiva ou não, de maneira a assegurar-se de que as características do processo idealizado estejam sendo respeitadas. Sendo o funcionário induzido pelo ZSit a realizar a operação no tempo correto (que foi determinado por um responsável, entendedor do processo como um todo), evitam-se tanto demoras desnecessárias quanto términos precoces a custo de detalhes que o operador pode julgar pouco importantes ou desnecessários, mas que podem vir a impactar a produção mais adiante.

Para assegurar o controle de qualidade de maneira explícita, o ZSit também tem a capacidade de exibir cartões de qualidade. Esses consistem em informações a respeito do produto que acaba de chegar no posto, considerando como ele deve ser, idealmente, naquele passo do processo. O operador pode, então, conduzir verificações sobre o produto e, caso qualquer incompatibilidade seja encontrada, acionar o setor de qualidade (o que pode ser feito através do próprio ZSit).

Objetivando máxima efetividade, o ZPanel pode ser utilizado para configurar e efetuar a exibição de todas as informações previamente mencionadas, em cada posto da linha da produção, de maneira gráfica e intuitiva.